Transplante de sobrancelha

“Sobrancelhas fazem, sem dúvida, parte da harmonia da face de homens e mulheres. Cílios longos e sobrancelhas cheias e desenhadas são objeto de desejo de muitas mulheres”, observa o médico Marcelo Evandro, especialista em implante capilar. Marcelo atende em Florianópolis no Celso Ramos Medical Center.


A indústria de cosméticos investe milhões de dólares anualmente criando alternativas para melhorar a aparência de cílios e sobrancelhas. Mesmo soluções mais radicais, como a tatuagem, também chamada de maquiagem definitiva de sobrancelha, são utilizadas.
E o que falar das cicatrizesfalhasrarefações ou mesmo ausência de sobrancelhas?
Desde o hábito de depilar até traumas e doenças diversas podem prejudicar esteticamente o formato da sobrancelha.

 

Até então somente as chamadas tatuagens definitivas ofereciam uma solução estética, mesmo que não fosse perfeita. Atualmente, com técnicas avançadas de transplante capilar, a reconstrução de sobrancelhas com fios naturais da própria pessoa tornou a reconstrução possível. Obviamente, estas técnicas também podem ser usadas apenas para melhorar, ou mesmo, modificar o aspecto de sobrancelhas normais.

 

 

 

O princípio do implante

A retirada de cabelo ou pelos

No caso do transplante de sobrancelha, as áreas doadoras podem ser o couro cabeludo e braços e pernas, quando possível.
Existem duas técnicas cirúrgicas para a retirada de pelos ou cabelos:

 

  • A técnica clássica: consiste na retirada de uma pequena faixa de pele como área doadora. Este tecido vai para o microscópio a fim de ser separado os fios que serão implantados na sobrancelha.
  • A técnica moderna: consiste na retirada de fio por fio da área doadora sem deixar cicatrizes. Esta técnica é conhecida como FUE (Follicular Unit Extraction).

O implante na sobrancelha

Nas sobrancelhas (área receptora) são feitos micro-orifícios com agulhas de precisão e os fios são implantados na direção, na posição e no comprimento corretos, podendo a paciente ter uma noção do resultado imediatamente após a cirurgia.
Cerca de 20 dias após, os fios transplantados caem, mas a raiz permanece na posição colocada. Após três meses da cirurgia, as raízes produzirão os fios definitivos que crescerão normalmente.
Segundo pesquisadores americanos, os implantes de sobrancelhas apresentam uma taxa de sucesso superior a 90%.
  • A anestesia é local com leve sedação;
  • Normalmente não existe necessidade de internamento;
  • Não há pontos a serem retirados;
  • Não há curativo oclusivo (fechado).
  • A recuperação é rápida e a paciente pode retornar as suas atividades no dia seguinte.
Quando a paciente preferir uma tatuagem de Henna pode ser feita no local a ser implantada a sobrancelha. Esta tatuagem temporária irá disfarçar a sobrancelha no período inicial após o implante, desaparecendo justamente quando os pelos definitivos estarão crescendo e preenchendo a sobrancelha.
O especialista em implante capilar, Marcelo Evandro. Foto: Marcos Medeiros

 

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários sobre “Transplante de sobrancelha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *