A nossa querida nutricionista Vânia Barbosa, após merecidas férias, está retornando com suas dicas preciosas aqui no blog. Vamos recomeçar falando sobre saúde e nutrição da mulher:
Cada pessoa é única e merece atenção especial, pois cada detalhe faz toda diferença no acompanhamento nutricional. E quando se trata de nós mulheres, cada dia faz diferença.
E por que isso ocorre?
Pois a partir da menarca (a primeira menstruação) todas nós passamos a ter um ciclo reprodutivo, o ciclo menstrual. Esse ciclo tem uma duração média de 28 dias, mas algumas mulheres apresentam ciclos de 21 dias, chegando até 40 dias, e inicia-se com no primeiro dia da menstruação.
E diferentes hormônios são liberados em dias específicos, por isso em alguns dias temos um aumento da compulsão alimentar, ou estamos mais sensíveis, principalmente na famosa TPM.
A TPM ocorre de 7 a 14 dias antes da menstruação (no final do ciclo reprodutivo), e sua causa está associada à liberação de alguns hormônios nesse período, a progesterona e o estradiol; alguns de seus sintomas são: irritabilidade, depressão, dificuldades de concentração, compulsão alimentar, entre outros.
O consumo de alimentos específicos durante essa fase do ciclo ameniza seus sintomas. Os alimentos mais recomendados são:
– Cacau (chocolate 70%): rico em tirosina aumenta a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo relaxamento;
– Camomila, melissa e erva-doce: possuem substâncias que se ligam aos receptores Gaba, acalmando e melhorando o sono.
A partir dessas dicas, pode-se ver a importância de uma dieta personalizada não só para manutenção e perda de peso, mas também para cada fase do ciclo reprodutivo e melhoras dos sintomas da TPM.

Comentários