Mercado da moda: marcas catarinenses em destaque

A produรงรฃo neste segmento cresceu 6,1% em 2018, sendo um dos responsรกveis por aditivar a economia do estado.ย Vou falar de moda catarinense e o nicho de mercado que movimenta, e muito, a economia do estado. Na coluna desta semana mostrarei seis marcas daqui e que se destacaram em 2019.

Foto: Dari Luz, especial

Mercado Promissor

O setor cresceu em relaรงรฃo ร s vendas industriais e segundo um relatรณrio da Fiesc, Federaรงรฃo das Indรบstrias de SC, das 13 atividades que cresceram de outubro de 2017 a outubro de 2018, a รกrea de vestuรกrio e acessรณrios teve o terceiro melhor desempenho (20,9%), atrรกs apenas de produtos alimentรญcios (34,9%) e produtos de metal (25,5%).

A produรงรฃo neste segmento cresceu 6,1% em 2018, sendo um dos responsรกveis por aditivar a economia do estado. Alรฉm disso, Santa Catarina รฉ hoje o segundo maior polo tรชxtil e de confecรงรฃo do paรญs โ€” com 13,83% das empresas โ€” atrรกs de Sรฃo Paulo. Com relaรงรฃo ao comรฉrcio exterior, o estado enfrenta concorrรชncia da China, maior produtor e exportador de vestuรกrio no mundo.

O segmento รฉ bastante representativo, respondendo por 18,8% dos empreendimentos industriais e por 21,8% dos empregos na indรบstria, segundo o Sebrae .

Acessรณrios made in Floripa

Apaixonada por moda e beleza, a manezinha Mariana Amaral, de 30 anos, criou e estรก ร  frente da marca homรดnima hรก mais de 12 anos. A empresรกria, e diretora criativa, gerรชncia uma equipe com aproximadamente 30 mulheres, responsรกveis em idealizar e fabricar mais de 10 mil peรงas por mรชs, distribuรญdas para mais de 300 pontos de venda em todo o paรญs. Para a รบltima coleรงรฃo, a aposta foi o fundo do mar, as conchas, bรบzios e itens marรญtimos.

Vestido Flow, brincos Mariana Amaral Acessรณrios e chapรฉu da Chapรฉu e Estilo. Foto: Dari Luz, especial

Mari explica que sรฃo quatro grandes coleรงรตes lanรงadas ao longo do ano e mais de 500 modelos, inspirados nos principais canais de moda e lifestyle mundo afora. Em 2019, a empresa cresceu mais de 30% e para este ano as metas sรฃo ainda mais audaciosas.

โ€” Em 2019 abrimos a primeira loja prรณpria, localizada no badalado balneรกrio Jurerรช Internacional. A expectativa รฉ que mais pontos fรญsicos da marca sejam abertos ao longo desse ano โ€” explica.

Fluxo da moda

A tambรฉm catarinense Flow lanรงou sua segunda coleรงรฃo neste verรฃo. As amigas Paola de Lucca e Carol Lobato, com Bernadette de Lucca na modelagem, tocam a label criada para mulheres entre 25 a 60 anos. A ideia de ter uma marca prรณpria surgiu em uma viagem de rรฉveillon para Trancoso, Bahia, onde em uma festa encontraram quatro meninas usando o mesmo vestido de uma badalada grife brasileira. Resolveram, entรฃo, unir forรงas para criar e produzir peรงas mais exclusivas, no mรกximo quatro de cada modelo, divididas em coleรงรตes cรกpsulas de 60 peรงas lanรงadas em coletivos de marcas pelo Brasil, vendas em eventos e online.

Vestido Flow, brincos Mariana Amaral Acessรณrios e chapรฉu da Chapรฉu e Estilo. Foto: Dari Luz, especial

โ€” Nossa segunda coleรงรฃo combina silhuetas ultra-femininas com tecidos naturais, cores claras e estampas sutis. Vestidos, blusas e saias de espรญrito livre com detalhes feitos ร  mรฃo, que proporcionam um toque de luxo contemporรขneo. As mangas diferenciadas, recortes e conjuntos continuam fazendo parte do nosso DNA โ€” diz Carol que produziu kaftans com modelagem de inspiraรงรฃo libanesa trazida em recente viagem para Beirute. Carol trouxe ainda alguns tipos de โ€œrenda guipireโ€, para peรงas especiais e exclusivas.

Do sul

Fundada em 2018, em Criciรบma, sul do estado, pela administradora Beatriz de Luca Sartor e sua mรฃe Simone, a marca Saint C. tem o nome inspirado em Santa Catarina, padroeira das costureiras e tambรฉm do estado, ou Saint que tambรฉm significa santa em francรชs. Com uma empresa ainda pequena, as sรณcias conseguem acompanhar todos os processos de perto, garantindo que as etapas sejam feitas com carinho, de forma รฉtica e cuidada nos mรญnimos detalhes.

Vestido Saint C, Chapรฉu com Estilo, bolsa Catarina Mina e lenรงo Joyeux. Foto: Dari Luz, especial

โ€” Por enquanto nรฃo temos um nรบmero certo de coleรงรตes e peรงas por ano, vamos fazendo conforme vamos criamos. Atualmente vendemos pelo nosso Instagram, mas em 2020 jรก estamos trabalhando para abrir o nosso site โ€” destaca Bea.

โ€” ร‰ uma marca destinada para mulheres, assim como nรณs, romรขnticas de carteirinha โ€” lembra Simone.

Do Vale

Desde 2017, a estilista Dรฉbora Luz estรก ร  frente da marca de Balneรกrio Camboriรบ, Olivias 504. Com duas coleรงรตes principais e coleรงรตes cรกpsulas de couro e seda lanรงadas durante o ano, a distribuiรงรฃo รฉ feita para multimarcas no sul e Sรฃo Paulo.

โ€” Pretendo em 2020 investir na plataforma virtual e aumentar os pontos de venda pelo Brasil โ€” revela Dรฉbora.

Vestido Oliviaโ€™s 504. Foto: Dari Luz, especial

Os vestidos longos em algodรฃo de seda traduzem mulheres de espรญrito jovem e que priorizam boas experiรชncias, desde uma sunset party atรฉ um casamento no campo, de salto ou rasteira.

โ€” Proporcionar sofisticaรงรฃo e estilo, com originalidade, despertando a confianรงa, seguranรงa e auto-estima da mulher รฉ a missรฃo da Oliviaโ€™s. E ainda valorizar a identidade da consumidora da marca, fortalecendo a imagem de uma mulher que pode ser versรกtil, jovem e elegante ao mesmo tempo, diz ainda a estilista.

Sonho de irmรฃs

A marca existe hรก 10 anos, mas as sรณcias e irmรฃs Letรญcia e Patrรญcia Silveira estรฃo hรก dois anos vivendo um novo e bom momento da Le Iris. Letรญcia Silveira tem formaรงรฃo em odontologia mas nunca exerceu a profissรฃo e Paty Iris รฉ nutricionista. Letรญcia รฉ quem cria as peรงas, junto de uma equipe de estilo que ajuda no desenvolvimento, mas as irmรฃs estรฃo sempre trocando ideias e novos insights e desejos.

โ€” Qualquer coisa nos inspira, temos esse lado criativo muito evidente. Estamos sempre pensando em qual seria a mala dos nossos sonhos para a prรณxima viagem e assim fazer a prรณxima coleรงรฃo โ€” diz.

Vestido Le Iris e lenรงo Joyeux (acervo). Foto: Dari Luz, especial

โ€” Nossa marca รฉ feita para a mulher moderna que trabalha, viaja, cuida dos filhos e nรฃo esquece de florir a casa, colocar uma mesa linda e cheia de amor para as refeiรงรตes em famรญlia โ€” completa.

As vendas da Le Iris sรฃo online ou direto para consumidor final, atravรฉs do Instagram e de eventos realizados pelo paรญs. A atual coleรงรฃo, batizada de Capri Ciao Bella, foi inspirada no estilo Easy & cool da badalada Ilha italiana. Os babados e detalhes remetem ร s ondas do mar que quebram nas pedras formando paisagens acidentadas e deslumbrantes. Vestidos sรฃo inspirados nas ruas de pedras que convidam para uma tarde incrรญvel e mรกgica, regada ร  vinho rose , lemoncello e o mais saboroso spaguetti al limone. O pink intenso dos bugganvilles, que desabrocham na piazzeta, pintou de rosa o verรฃo da marca.

Tradicional e sustentรกvel

Referรชncia no mercado nacional hรก mais de 40 anos, a Damyller tem no seu DNA o universo jeanswear. Hรก mais de oito anos, a marca catarinense de Nova Veneza, รฉ uma das poucas no Brasil que utiliza em seu mรฉtodo de beneficiamento tรชxtil, dois equipamentos que reduzem drasticamente o uso de รกgua. Com tecnologia espanhola, a mรกquina de Ozรดnio e laser, por exemplo, economizam energia e, juntas, reduzem o uso de 6,6 milhรตes de litros de รกgua, e mais de dez toneladas de produtos quรญmicos que deixam de ser usados no processo todos os meses.

Blusa e saia Damyller, bolsa Tai Dai. Foto: Dari Luz, especial

A marca traz na criaรงรฃo das suas mais de 12 coleรงรตes anuais todas as inovaรงรตes e tendรชncias do mercado de moda. Antenada e comprometida com o futuro, a sustentabilidade no desenvolvimento dos seus produtos รฉ um dos pilares. Com abrangรชncia nacional distribui suas coleรงรตes semanalmente em todas as suas mais de 120 lojas. Focada na qualidade de seus produtos รฉ atravรฉs deles que busca realizar o sonho de cada um de seus consumidores.

Participaram deste editorial:

Produรงรฃo executiva, produรงรฃo, styling, pesquisa de moda: Lise Crippa
Modelo: Eloisa Martins/ DN Models
Fotos e tratamento de fotos: Dari Luz
Produรงรฃo de cena: Larissa Maldaner
Beleza: Larissa Maldaner
Agradecimento: Casa de La Gracia Comunica
Marcas e lojas participantes: Damyller, Flow, Le Iris, Mariana Amaral Acessรณrios, Saint C, Oliviaโ€™s 504, Joyeux (acervo), Catarina Mina e Tai Dai

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pรณs-graduada em Marketing eย Moda. Atuo em assessoria de comunicaรงรฃo e jornalismo deย Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.