Cirurgia plástica de face: tirem suas dúvidas

Hoje a entrevista com o cirurgião plástico Paulo Roberto Mendes é sobre cirurgia de face. Mendes é sócio do Hospital da Plástica de Santa Catarina e tem ampla experiência no assunto.

1) Para quê serve a cirurgia de face?
Paulo Mendes: É indicada em pacientes que possuem flacidez, perda do contorno e volume da face. A região com maior queixa é a do pescoço e a da mandíbula.

 

 


2) É possível amenizar as rugas e a flacidez com a cirurgia?
Mendes: Há uma melhora importante na flacidez e no contorno da região mandibular. As rugas não têm grande melhora pois são vincos superficiais ou profundos da pele e devem ser tratados com peeling, laser ou preenchimentos.


3) A partir de que idade a pessoa deve pensar em fazer?
Mendes: Normalmente a partir dos 45, 50 anos, ou nos casos de envelhecimento precoce ou flacidez acentuada da pele pode ser feito um pouco antes desta idade.

4) Quais os cuidados que deve se ter para que o rosto fique natural e não com aspecto repuxado?
Mendes:
 As técnicas utilizadas normalmente deixam um resultado natural e bastante satisfatório. Vemos poucos resultados com esta aparência repuxada.

 


5) Há contra-indicações?
Mendes:
 Pacientes com idade muito avançada e que possuam problemas cardíacos não devem ser submetidas a este procedimento. Aqueles que têm uma espectativa muito além do previsto pelo cirurgião não devem se operar, pois com certeza não alcançarão o resultado esperado somente com a cirurgia. É necessário outros tipos de tratamentos.

6) Como é feito o procedimento?
Mendes:
 A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e sedação, sendo que a paciente dorme durante todo o procedimento. Dura aproximedamente duas horas. Quando se associa à plástica de palpebras, o tempo aumenta em mais uma hora. O importante é que o procedimento sempre seja realizado em hospitais ou clínicas com a de um anestesista.

7) Quais os cuidados pré e pós-operatório? Quando a pessoa pode voltar as suas atividades normais?

Mendes: O retorno às atividades básicas ocorrem em torno de uma semana a 10 dias. Como as cicatrizes ficam bem escondidas é possível colocar os cabelos por cima e esconder. Evitar ficar em locais quentes e se expor ao sol por cerca de um mês. Depois disso, usar sempre filtro solar.

 

 

Dr Paulo Roberto Mendes é Membro Titular da SBCP

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.