Arquiteta catarinense lança marca de loungewear

A moda sempre caminhou ao lado da catarinense, de Criciúma, Mônica Peressoni Castro (foto) e recentemente, pouco mais de um ano, lançou a marca loungewear Francesca. Mônica exerce a arquitetura há mais de 20 anos e atua, principalmente, na área de interiores. Já teve algumas participações  em mostras como Casa Cor de Santa Catarina. Habitue de feiras em Milão, sempre  reserva um tempo para um passeio nas grandes grifes para  pesquisar o que há de mais atual na moda e design. Baseada nisso já realizou alguns cursos na Itália e na Espanha  e visita anualmente, a Casa Cor de São Paulo e Buenos Aires. Curiosa, se formou em história e explica que sempre foi apaixonada por arte.

-Como a arquitetura, a vestimenta representa o momento histórico em que foram concebidos, revela.

Designer de moda e arquiteta Mônica Peressoni Castro FOTO: Augusto Zanellato

-Sempre achei importante conhecer a cultura de outros países, pois só assim, vendo de fora, conseguimos enxergar nossa própria cultura e nosso modo de viver e vestir, diz.

Modelo Lara Meneghel para Francesca FOTOS: Renata Cechinel

         E é ela quem cria todos os looks da Francesca, aproximadamente 20 a cada coleção. As roupas são inspiradas nas últimas tendências europeias, com o objetivo de trazer peças chave para reforçar o DNA da marca. A equipe de curadoria e estilo tem dado foco aos tecidos e shapes que representam bem a essência trazida dos pequenos refúgios europeus, porém sempre adaptadas ao nosso clima e às necessidades da mulher brasileira. Combinações com cores neutras, o uso das listras, a malha e o tecido plano caminham em perfeita harmonia, proporcionando versatilidade à cada modelo. A atual campanha e coleção é inspirada em Anafi, uma ilha na Grécia que fica a leste de Santorini.

 -Para as coleções me inspiro em pessoas simples e sofisticadas, como elas se expressam, através do que vestem no Instagram, Pinterest, sempre buscando algum tema. Já estamos com três e pretendo lançar a quarta no próximo mês num e vento super exclusivo na BK Concept, em Floripa onde fazemos parte do seleto grupo de collabs. Meu plano é ter duas grandes coleções e ir lançando cápsulas entre elas”, destaca.

-A Francesca é um projeto antigo, há mais de 20 anos, porém adormecido. O objetivo sempre foi criar peças confortáveis e elegantes e veio da vontade de estar bem vestida em casa, onde passamos muito tempo com a família e com amigos.

Mônica tem muitas referências familiares na sua trajetória. As tias avós alemãs costuravam como hobby e estavam sempre envolvidas em bordados e trabalhos manuais, assim como a mãe que sempre foi muito criativa e habilidosa nos trabalhos manuais.

-Sempre gostei de costura e sei costurar. Me identifico muito com o estilo italiano de arquitetura de interiores que é onde mais atuo. Seja na moda ou na arquitetura penso da mesma forma: a primeira olhada temos que fazer a leitura do significado,tem que ser entendido logo, se temos que pensar muito para entender, decifrar Como dizia o arquiteto que trabalhei quando me formei em Porto Alegre, “não acredito em arquiteto de fachada, todo o projeto precisa ser pensado junto, tem que expressar o que desejamos, em todas as suas dimensões”, finaliza.

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.