Acupuntura: uma boa alternativa para resgatar o bem estar e saúde

 

 

A acupuntura é um tratamento milenar que consiste na estimulação anatômica através da aplicação de agulhas em certos pontos da pele – conhecidos como pontos de acupuntura. Eu mesma já fiz por um bom tempo e me sentia bem com os efeitos, de uma maneira global, no meu corpo. Ela pretende regenerar e normalizar as funções corporais, tratando, desta maneira, o centro de dor do sistema nervoso humano. Tatiana Schwochow, fisioterapeuta e proprietária do Espaço Studio TS em Florianópolis, explica que: “o procedimento, apesar de ser feito com agulhas, é completamente indolor e seguro, além de ter sua eficácia comprovada”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos foi recomendado recentemente pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE), como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país. No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.

 

Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método constitui um mecanismo que sustenta ou contribui para o efeito terapêutico sobre uma pessoa. De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.

A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *