Dica do dia: tratamento eficaz para tirar estrias

Hoje falaremos do Laser Fraxel, que é de Erbium e tem indicações muito legais: “senti a necessidade de falar deste laser por ser indicado, inclusive, para a pele negra”, enfatiza o cirurgião plástico Luiz Augusto Gonzaga, que atua em Florianópolis. Fotos: arquivos da Internet

Antes

 

Depois

FRAXEL ® E OUTROS LASERS

-Quais são suas principais indicações nas diferentes regiões do corpo?

Dr Luiz Augusto: “hoje daremos ênfase em outras opções de peelings. Até agora tínhamos falado apenas do peeling de alta performance, que realizamos com o Fenol, um método químico”, diz o cirurgião. Mas e quando não queremos tanta potência em um peeling ?

“Os peelings também podem ser mecânicos, que nada mais são do que uma abrasão mecânica, como fazemos com uma lixa, geralmente com aparelhos de rotação específicos e lixas de diamante. Estes peelings mecânicos podem ser muito efetivos para acnes por exemplo, mas não são muito reprodutíveis, ou seja, cada profissional opera de uma forma e os resultados podem variar muito dependendo da experiência de cada médico”, revela.

 

Fraxel

-E os peelings físicos, como os lasers, o que podem fazer para
promover rejuvenescimento facial e outros tratamentos da pele ?

Dr Luiz Augusto: “na verdade o capítulo é bem extenso e quando falamos em laser é bom lembrar que são vários os tipos de aparelhos e cada vez mais sofisticados e com muitíssimas indicações.

Escolhemos falar portanto, inicialmente, de um aparelho chamado Fraxel ®  que é um Laser de Erbium, que revolucionou este tipo de tratamento

-O que significa Laser de Erbium ?

Dr Luiz Augusto: “quando falamos de lasers são tratados dessa forma porque de um modo geral, são feixes ultraconcentrados de luz que passam por uma substância , como o Co2, ou o Rubi e adiquirem caractetísticas específicas, conferindo uma energia altíssima , que pode sem “injetada“ dentro das camadas mais profundas da pele, estimulando a formação de colágeno e removendo pigmentos indesejados” diz.

No caso do Fraxel ® observa-se que cada disparo do laser sobre a pele, faz com que micropontos de energia penetre na pele e provoque esse efeito, como se fosse agulhas penetrando na pele, numa profundidade pré calculada pelo médico, dependendo do fototipo da pele ( morenas , negras ou claras). Como essa potência de luz pode ser meticulosamente calculada, e a forma de atuação dessa energia especificamente deste aparelho, não atua sobre a melanina ( cor da pele), este tipo de Laser , permite o tratamento em peles mulatas ou negras, o que não ocorre com o Laser de CO2 por exemplo que não é utilizado normalmente em peles muito melanocíticas.

O Fraxel® ampliou portanto o leque de atuação dos peelings físicos e ainda tem se mostrado muito efetivo no tratamento de melasmas, sequelas de acnes e estrias.

 

O mais cômodo desses métodos físicos é que, ao contrario do fenol que pode tirar a paciente do convívio social por 12 dias, o Fraxel ® permite o pronto retorno ao trabalho, até mesmo no dia da aplicação.

Algum eritema é observado nas primeiras horas e logo depois desaparece, e pode ser imediatamente disfarçado com filtros solares com tonalizadores.

Pouco edema é observado, e logo dois dias depois, um descamação tipo “poeirinha” muito sutíl é observada , mas não causa transtorno para o paciente.

As principais indicações deste Laser Fraxel ® é portanto:

1) Rejuvenescimento Facial para pacientes mais jovens com rugas finas e
medias

2) Lesões pigmentares de pele ( manchas adquiridas com o
fotoenvelhecimento)

3) Melasmas pós gravidez

4) Cicatrizes de acne, com ênfase na possibilidade de tratamento em
peles negras

5) Estrias de ou em qquer parte do corpo como o abdome, pós gravidez

6) Rugas do pescoço ou do colo.

O número de sessões varia caso a caso, mas geralmente com duas ou três sessões, os resultados são evidentes.

No caso das estrias por exemplo, consideramos este método, como uma das melhores opções, assim como no caso das manchas.

Luiz Augusto Gonzaga Cirurgião Plástico
Baía Sul Medical Center
Rua Menino Deus, 63 sala 414
Centro-Florianópolis
Santa Catarina – Brasil
88.020-210
(48) 3223-4268

Dr Luiz Augusto Gonzaga – cirurgião plástico em Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *