Tipos de peles que se beneficiam do Peeling de Fenol

Os peelings de alta performance são aqueles que têm a capacidade de remover as rugas definitivamente, lembram que já escrevi sobre eles aqui? Ando falando bastante do assunto porque conheço pessoas que fizeram o procedimento e que realmente, ficaram muito mais novas. Vale lembrar que para se fazer este tratamento, o envelhecimento biológico da pele deve ser o mais valorizado para a indicação e não a idade da paciente. “Já houve indicação de peeling profundo em pacientes antes dos 40 anos de idade e muitas vezes existem peles acima dos 70 anos de idade, sem indicação para o método. É bem relativo”, enfatiza o cirurgião plástico de Florianópolis Luiz Augusto Gonzaga.

 Na última semana foi levantada a questão quanto à pele negra e a possibilidade deste tipo étnico receber o Peeling de Fenol. De um modo geral, as peles  de características afrodescendentes são resistentes à ação solar e não são tão boas para  tratar com o Peeling. Elas formam rugas profundas em idade muito avançada, ou seja, quanto mais melanocítica a pele, maior resistência à ação do tempo.

 

Ainda devemos considerar que, todo peeling de alta performance leva à um clareamento geral da face e isso pode não ser tão desejado em pacientes de pele negra, com possibilidade de ficar, aparente, uma diferença de tonalidade entre rosto e o pescoço. Por essa razão, é que encontramos muito maior indicação deste tratamento no sul do Brasil,  com colonização européia e peles mais claras.

Peles que bronzeiam com muita facilidade, do tipo mulato claro, podem se submeter ao Peeling, desde que feita uma avaliação caso a caso.  Elas têm indicação, porém restrita.

Algumas  dúvidas sobre a pele negra e o fenol:

-A pele negra pode fazer o tratamento com fenol?

R: A pele negra não é boa candidata ao fenol, pela possibilidade de resultar em um grande clareamento indesejado.

-Qual a pele ideal para o tratamento?

R: De um modo geral, quanto mais clara a pele, quanto menor a capacidade da pele de bronzeamento, melhor ela é para qquer tipo de peeling.

 

-E nas morenas, como ficam?

R: As morenas podem fazer peelings de fenol e outros peelings, mas deve-se avaliar caso a caso. Se levarmos em conta a capacidade de brozeamento da pele e consequentemente a capacidade dela “descascar ” após exposição ao sol, podemos afirmar, que a pele que nunca “descasca “ao sol, não costuma ser bem indicada para o fenol.

 

-Como as negras podem tratar a pele, tirar as manchas e rugas? Qual a maneira mais indicada para isso?

R: A mancha da pele é um capítulo a parte e muitas vezes de dificil resolução à curto prazo. Usar filtro solar de forma adequada na pele que já se encontra manchada, já é uma forma de clareá-la. O problema é que a maioria dos pacientes, aplicam os filtros solares de forma muito irregular e ” espalhada ” o que faz com que a eficiência do filtro fique muito prejudicada. Usar filtro solar deveria ser como escovar os dentes, quanto ensinamos nossos filhos ainda na infância . Um filtro fator 50 mal aplicado, pode virar um fator 5 !!!

 

 

-Quais os problemas estéticos mais recorrentes na pele negra? Por quê?

 R : As peles dos afrodescendentes são muito susceptíveis ao aparecimento de manchas. Para entender as manchas, podemos compará-las aos pixels de uma tela de computador. São pontos escuros, grânulos de melanina que impregnam a pele. Uma vez impregnada, a remoção destes grânulos ( melanossomos ) é lenta, podendo durar até mais de um ano de tratamento as vezes. O problema é que as pacientes não dão tempo à pele, que durante o tratamento, se expostas ao sol, voltam a formar os tais grânulos.

 

-O vitiligo seria um desses problemas?

R : O vitiligo pode incidir em qualquer tipo de pele. Mas quando acometem as peles negras, são mais visíveis.

 

 

-Qual a frequência de acne na pele negra? Esse tom de pele está mais sujeito a ficar marcado?

R: As sequelas de acne  incidem em qualquer tipo de pele. No Homem é mais comum na puberdade e são mais frequentes,enquanto na mulher, podem duram muito tempo já na fase adulta. Quando presente na mulher , outras causas devem ser pesquisadas, como por exemplo os ovários policísticos.

 

-Quais as principais causas de manchas em peles negras? Há como evitá-las?

O número de melanócitos ( celulas da pele responsáveis pela cor da pele ) é exatamente o mesmo em qualquer raça. A cor da melanina produzida por ele é que varia. Quanto mais escura essa melanina, mais protegida está a pele do sol, principalmente suas estruturas mais profundas, onde fica o colágeno, que confere a pavimentação , estruturação e tugor ( elasticidade ) da pele. O que observamos é que as manchas de pele nas pacientes negras, ficam mais evidentes, devido ao tom da melanina produzida, mas a quantidade desta substância lançada à pele é a mesma vista em qualquer outro fototipo.

 

-Quais os principais tratamentos faciais e corporais para os negros?

 Muitas opções de tratamento já estão disponíveis para paciente de pele negra. Somente a experiência de cada profissional com este fototipo e a realização de testes para a pele , podem dar segurança ao médico e seu paciente. Peelings de clareamento, associados à substâncias clareadoras, peelings químicos e físicos ( laseres ) também podem ser utilizados, mas tudo depende de avaliação prévia.

 

Luiz Augusto Gonzaga Cirurgião Plástico
Baía Sul Medical Center
Rua Menino Deus, 63 sala 414
Centro-Florianópolis
Santa Catarina – Brasil
88.020-210
(48) 3223-4268

 

Dr Luiz Augusto Gonzaga é cirurgião plástico em Florianópolis

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

5 comentários sobre “Tipos de peles que se beneficiam do Peeling de Fenol

  1. aaaaaaaaaaaaa triste! Eu não tenho rugas, mas tinha ficado esperançosa com o peeling de fenol, porque tenho marcas de acne, e a dermato já avisou que mesmo que opte por 4 sessões de laser conjugado com peeling químico , vai melhorar muito muito, mas sair totalmente não vai. Então estava esperançosa no fenol.Uma pena. Eu até descasco ás vezes quando vou na praia, não tenho nos ultimos tempo por que depois de adulta passei a usar filtro, nos horários proibidos usar boné e tals…mas não me vejo mesmo como “mulata clara”. Então o negócio para mim vai ser o laser mesmo.Uma pena…

    porém…bem completo o post! Bjs, e obrigada pela resposta!(n só para mim, mas acho q para todas q se interessaram! 🙂 )

  2. Oi Maurine!!Fico muito feliz de ter respondido as tuas dúvidas!Quero te ver sempre por aqui, ok??Foi um prazer te ajudar!
    Bjos
    Lise

  3. Olá , sou morena tipo amarela, minha cor se parece muito com a cor da atriz Camila Pitanga, tenho muitas marcas de acne e ja fiz vários tratamentos inclusive o CO2 fracionado , mas nao obtive resultados satisfatórios , sou representante de medicamento e visitas vario dermatologistas e estou formando opiniões sobre o pepino de fenol , alguns falam que eu posso fazer sem medo e outras nao , estou escrevendo pois gostaria de saber se com o pelintre de fenol consigo uma boa percentagem de melhoras na cicatrizes de acne . Tenho 30 anos de idade e moro em goiania.go

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.