Entenda o crescimento dos cabelos

 

Homens com calvície de padrão masculino (chamada tecnicamente de Alopecia Androgenética) que acomete aproximadamente 50% dos indivíduos durante suas vidas, podem apresentar sensibilidade hereditária a DHT (dihidrotestosterona). “Níveis elevados de DHT contribuem para a queda de cabelo interrompendo o ciclo de vida do folículo piloso em áreas sensíveis do couro cabeludo”, revela o cirurgião capilar Dr Marcelo Evandro, aqui de Florianópolis. A coroinha ou a linha frontal são as primeiras áreas geralmente atingidas.

Folha Imagem

A DHT tem sido associada no encurtamento da Fase Anágena, ou fase de crescimento dos cabelos. Como resultado, o cabelo não atinge a maturidade total e em muitos homens aparecem áreas totalmente calvas no couro cabeludo. Ainda hoje não está claro exatamente como a tendência à calvície de padrão masculino é herdada. Entretanto, parece que as antigas teorias sobre a predisposição à calvície de padrão masculino ser motivada por um único gene dominante em homens são incorretas e é provável que vários genes estejam envolvidos.

 

Dr Marcelo Evandro - cirurgião capilar

 

Então, é bom entendermos como se dá o crescimento do cabelo, diz o especialista capilar. A fase de crescimento do cabelo chama-se Fase Anágena (2 a 7 anos). Em um adulto, aproximadamente 80 por cento do cabelo do couro cabeludo está na fase Anágena. Nesta fase, os fios estão em crescimento ativo e são muito sensíveis a alterações nutricionais e químicas. Daí a importância de uma alimentação equilibrada.

Temos então a Fase Catágena (2 a 3 semanas) que é a fase de menor duração. O crescimento pára e a parte mais profunda do folículo piloso torna-se mais curta, ficando próxima da superfície do couro cabeludo.

Finalmente, o cabelo entra na Fase Telógena (2 a 4 meses), onde ele entra em repouso e não cresce. Um adulto comum apresenta aproximadamente 20% dos cabelos do couro cabeludo nesta fase que culmina com a queda dos fios. Mas antes disso ocorrer, um novo fio de cabelo na fase Anágena usualmente começa a crescer.

 

 

 

Dr Marcelo Evandro: Celso Ramos Medical Center (Rua Dom Joaquim, 885 – sala 302). Fone: (48) 3229-0150.

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Um comentário sobre “Entenda o crescimento dos cabelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.