Drenagem pós cirurgia plástica

Hoje a fisioterapeuta Kariana Neves, que tem consultório aqui em Florianópolis, falará sobre drenagem linfática, após as cirurgias plásticas. Lipoaspiração e abdominoplastia, segundo a fisioterapeuta, são as principais cirurgias que requerem a drenagem nos dias após o procedimento. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a drenagem pós operatória: “é algo bem simples e que deve ser feito por profissionais na área”, enfatiza ainda Kariana. A drenagem é feita para que a circulação seja ativada e para que a região tenha mais atividade. Vamos às dúvidas e explicações?

Quais os pós cirúrgicos que tu mais atendes no consultório para realizar drenagens?

-As cirurgias que mais atendo são de lipoaspiração e abdominoplastia

Fisioterapeuta Kariana Neves

-Além de ajudar a dissolver as fibroses (veja explicação em http://www.lisecrippa.com.br/2012/04/o-que-sao-as-fibroses/, no que mais a drenagem ajuda?

-No controle de edema (inchaço), possíveis equimoses e hematomas (roxos), na hidratação da pele, no tratamento das cicatrizes – no caso de abdominoplastia a cicatriz é bem extensa – na manutenção e cuidado com os curativos, orientações quanto ao uso de malhas compressivas durante o tratamento, alongamentos no pós-operatório, orientações pós-cirúrgicas, visando sempre uma significativa, com um retorno às atividades diárias em menor tempo e mais qualidade.

-Quais outros tratamentos tu usas para ajudar nos pós operatórios de cirurgia plástica?

-A drenagem linfática é muito usada e junto dela, atuamos com o procedimento de LTF® (Liberação Tecidual Funcional) para controle das fibroses e auxílio na melhora de mobilidade e alongamentos.

-Quanto tempo depois o médico libera o tratamento e por quanto tempo deve ser feito?

-Claro que cada médico tem seu tempo de indicação pós-operatória, mas priorizando uma fisiologia do corpo, o ideal seria iniciar o tratamento cinco dias após a cirurgia. Indicamos geralmente 10 sessões, duas vezes na semana (somente!).

-Este tratamento pós cirúrgico deve ser feito por uma fisioterapeuta?

-Sim, com certeza. Mas sabemos que outros profissionais também atuam.

-Existem casos de pós cirurgia onde  a drenagem não é indicada?

-Isso é salvo somente com contra-indicação médica pessoal. Mas em sua maioria, não.

-Quantas sessões são necessárias e quanto tempo se vê uma melhora?

-Isso dependerá do tipo de cirurgia, e estado pessoal de cada paciente, mas geralmente são feitas 10 sessões, e a melhora é vista gradativamente num período de um mês e meio a três meses.

-Qual a importância da parceria entre fisioterapeuta e cirurgião plástico?

 -É fundamental. Só com uma participação de ambos é que o caso de cada paciente é visto com muito critério e responsabilidade. Cada paciente tem sua peculiaridade, tanto na hora cirúrgica, quanto no pós. E um trabalho em conjunto auxilia, e muito, na melhora mais rápida e eficaz do processo.

-Em caso de cicatrizes hipertróficas ou quelóides a drenagem  pode ajudar ou isso vai de organismo para organismo?

-Depende sim de cada organismo, mas conseguimos amenizar muito o processo com as orientações e tratamentos no pós, como: o uso de técnicas como o LTF® e orientações de silicones auto-adesivos.

 

Endereço:
Kariana Neves Fisioterapia Dermato-Funcional.
Rua Saldanha Marinho, 374, sala 408
Centro
88001-450 – Florianopolis, SC – Brasil
Telefone: (48) 30244103
URL da Homepage: www.kariananeves.com.br

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

4 comentários sobre “Drenagem pós cirurgia plástica

  1. Olá, Sou esteticista graduada em estética e imagem pessoal, pós graduada em estética corporal e facial, estudei 4 anos. e nessa pergunta para a profissional fisioterapeuta -Este tratamento pós cirúrgico deve ser feito por uma fisioterapeuta?

    -Sim, com certeza. Mas sabemos que outros profissionais também atuam.

    Atuamos sim, pois estudamos 4 anos, especificamente sobre drenagens, pós cirurgias, e fisioterapeutas fazem apenas cursos de poucas horas.

    Nenhum fisioterapeuta é melhor, pelo curso, ou por qualquer outra coisa que outro profissional, sou ESTETICISTA, e sou muito competente!.

  2. Salutation there! Do you handle easily talk about your blog post together with my cheep forgather? There¡¯s a lot of fill that we consider would actually experience your current proportionality. Please let me cognise. Regards.

  3. Concordo plenamente com você Naeane, o que vem acontecendo é que a maioria dos fisioterapeutas não satisfeitos com o retorno financeiro que recebem, por atuar na área em que estudam acabam se jogando em nossa área, o que não há mal algum o problema é querem tirar nosso direito de fazermos o que estudamos, especificamente diferente deles para pegar a fatia do mercado só para eles do vergonhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.