Cores, estampas e texturas afro ditam tendências do vestuário para próximas estações

 

A moda busca representar a identidade de um povo. Os vestuários da cultura afro – muito vasta e rica – revelam seus costumes, músicas e também a ancestralidade, explorados em elementos da sua religião. Cada vez mais presente no vestuário do brasileiro, a moda afro se destaca pela combinação de cores, texturas, estampas e formas marcantes. Esta tendência é destaque em relatório do Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, que apresenta a empreendedores do setor de vestuário como as peças étnicas como apostas para as próximas estações.

shutterstock_160595453
A moda afro-brasileira é explorada por estilistas em desfiles nacionais desde meados da década de 2000, agregando elementos regionais, nossos costumes, culturas, e vestimentas são combinadas com as referências africanas. É possível observar essas referências na mistura de tecidos coloridos e estampas étnicas, mesclados de artefatos como a renda e o bordado além de símbolos indígenas.

turbantes-2

Os empreendedores que querem investir na pegada étnica devem apostar em cores vibrantes mesclados com a sobreposição de outras tonalidades fortes, como as terrosas. Mas cuidado: as cores opostas devem gerar um efeito agradável. As texturas em geral remetem às peles de animais, como cobras e crocodilos, enquanto os acessórios sugerem materiais naturais, como ossos de animais, chifres, pedras e penas, remetendo aos costumes tribais também dos indígenas brasileiros.

mequetrefismos-dashiki-tendencia-moda-africana

Em que peças investir?
Turbantes: fazem parte da cultura africana e são usados tanto por mulheres e homens. Além da questão estética, podem representar questões sociais e religiosas.
Batas: sempre estão na moda. Lisas ou estampadas elas podem ser combinadas com saias ou com o jeans do dia-a-dia.

Colares e contas: são feitos de diversos materiais. Podem significar cultos religiosos, por isso, a escolha do material correspon

;

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Um comentário sobre “Cores, estampas e texturas afro ditam tendências do vestuário para próximas estações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *