Lentes de contato: nova sensação da odontologia estética

 

Atualmente, a preocupação com a aparência não se restringe apenas a uma pele perfeita, um corpo em forma e a cabelos saudáveis. Um sorriso bonito é essencial. Vamos ao dentista não apenas para cuidar da saúde bucal, mas também em busca de tratamentos estéticos para deixar dentes mais claros e alinhados. “A cirurgia plástica facial e a estética dental estão intimamente relacionadas. “Não adianta o paciente ter feito uma bela cirurgia e quando sorrir os dentes estarem totalmente em descompasso com o rosto”, compara Ricardo Monguilhott, especialista em prótese dental. Sócio da Clínica Odontológica Monguilhott, no centro de Florianópolis, Ricardo tem cursos nacionais e internacionais na área. Inclusive, estagiou na badalada clínica do americano Willian Dorfmann, em Los Angeles, que é conhecido como o dentista das estrelas de Hollywood.

“As lentes de contato para os dentes são a nova sensação da odontologia estética”, revela. Superfinas, elas são feitas de porcelana e servem para corrigir imperfeições, manchas, lascas e fraturas. “Este tipo de tratamento estético necessita de um planejamento prévio preciso porque cada paciente tem suas características particulares. É necessário fazer um estudo, com simulação, utilizando fotografias do rosto do paciente e de seus dentes, como também um programa chamado DSD (Digital Smile Design), para que este novo sorriso não se torne um pesadelo”, diz. “Se o tratamento não for realizado por profissionais habilitados, o resultado final é um sorriso que não é compatível com o rosto. A beleza do sorriso está na harmonia entre os dentes, lábios e face de cada pessoa”, ressalta.

 

 

 

 

A técnica não é nova, existe há alguns anos, mas agora virou moda. A lente tem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas normais têm pelo menos 1 mm. Pode se beneficiar do tratamento quem quiser aumentar o tamanho dos dentes ou juntar, caso forem separados.“Se o dente for torto, dá para corrigir o posicionamento e alinhá-lo com o do lado ”, explica o especialista. As facetas são muito duráveis, ao contrário do que fazem os tratamentos comuns, e a colocação pode ser feita em duas sessões. A faceta cerâmica foi criada com o intuito de preservar a estrutura dentária ao máximo possível, não necessitando de grandes desgastes como é o caso de uma coroa dentária. A manutenção da lente de contato é realizada na própria clínica, nas consultas de rotina, e o ideal é voltar ao especialista a cada seis meses, aumentando esse intervalo para um ano. Além disso, não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas. A porcelana tem propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente e pode ser até mais resistente que ele. “Em uma raspagem convencional, ainda existe o risco de atingir a dentina, segunda camada do dente, em que há terminações nervosas que podem causar dor ou sensibilidade. Por essa razão, no método convencional, o paciente precisa ser anestesiado, o que não ocorre com a lente”.

Graças ao sistema de adesivos de última geração, foi possível a execução desta técnica, uma vez que antigamente a adesão das porcelanas à superfície dos dentes era muito pobre e era necessário grande desgaste no dente para que não corresse o risco de soltar. “O método merece mais cuidados, e um planejamento correto, para quem range os dentes, rói unhas ou morde objetos como pontas de caneta”, finaliza.

Dr Ricardo Monguilhott – especialista em prótese dental – Foto: Norton José

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.