Toque do cirurgião plástico: quando as rugas e flacidez do pescoço incomodam

Hoje o Dr Paulo Roberto Mendes, cirurgião plástico que atua em Florianópolis, explicará sobre a cirurgia chamada Ritidoplastia de face ou Face Lifting: “nessa situação, as pacientes  se queixam do excesso de pele, muitas vezes acompanhadas por gordura  abaixo do mento e mandíbulas, podendo formar o chamado “queixo duplo”, explica.

O queixo duplo de Britney Spears

Somente uma intervenção cirúrgica, com uma cirurgia chamada de ritidoplastia (cirurgia plástica da face), poderá resolver esse problema estrutural do rosto envelhecido. Essas papadas, normalmente estão acompanhadas de bolsas de gravidade que pendem abaixo das bochechas e fazem a paciente ficar com um aspecto  que lembram os simpáticos  “bulldogs” quando olhados de frente.

Esta redundância da pele e estruturas da face, que cedem com a ação do tempo e com o enfraquecimento do colágeno, podem ser reposicionadas, sem que o paciente fique com aspecto de “operado”, desde que algumas regras sejam respeitadas:

1- Na cirurgia de face moderna, as estruturas musculares e de sustentação sofrem intervenção para que a pele apenas deslize por sobre uma face tratada em sua profundidade.

2-A pele redundante da face, não pode ser tracionada de forma a modificar a expressão facial natural do paciente.

Donatella Versace

Na década de 1970, isso ocorria com muita frequência: quando a cirurgia era feita com intensa tração da pele da face e depositava-se nessa tração simples da pele todo o resultado, implicava em pouca durabilidade do método e resultados absolutamente artificiais .

Quando se traciona a pele da face de forma exagerada, ou com um direcionamento equivocado, pode-se inadvertidamente alterar o ângulo da comissura labial ( canto da boca ) ou ainda esticar o lóbulo da orelha para baixo, trazendo prejuízo estético e até mesmo estigmatizando o paciente.

Meg Ryan

Um lóbulo da orelha deslocado em apenas dois milímetros para baixo pode ser o suficiente para que os de convívio mais próximo com o paciente percebam a intervenção cirúrgica.

Na videocirurgia das estruturas frontais, a excessiva angulação da cauda das sobrancelhas também podem sinalizar uma intervenção que poderá ser notada como “artificial”.

A videocirurgia do terço superior da face veio minimizar a necessidade de grandes incisões no couro cabeludo, como nas cirurgias no passado. Hoje, esta forma de abordagem pode ser necessária para alongar a testa e equilibrar o rosto. O bom senso do cirurgião e sua experiência são fundamentais para evitar os estigmas da cirurgia de face.

 “As características faciais do paciente devem ser mantidas à qualquer custo. Um minucioso ensaio fotográfico para observação inclusive no momento da cirurgia, dentro do centro cirúrgico é de muita utilidade e prudência”, diz também.

Lindsay Lohan

A opção por intervir na face, muitas vezes tem sua indicação precoce.

Observamos pacientes abaixo dos 50 anos, com grande flacidez estrutural do rosto e profundos sulcos nasogenianos, que descem das asas do nariz em direção à boca e abaixo podem formar os chamados “bigodes chineses”. A cirurgia mais precoce pode ser virtuosa, por tratar ainda antes de que a situação de envelhecimento se agrave e no futuro faça um a cirurgia ser muito notada por todos. Em alguns casos podemos observar a necessidade de indicação dos dois métodos principais de rejuvenescimento.

O preparo da pele antes de uma intervenção cirúrgica na face aumenta a irrigação sanguínea local e pode prevenir cicatrização indesejada.

Este preparo da pele oxigena os tecidos e trás benefício à todo processo cirúrgico. Ácidos em baixas concentrações, como os retinóicos por exemplo, podem ser utilizados com essa finalidade. As pacientes são orientadas à aplicar um creme de retinóicos antes de dormir por 20 dias antes da cirurgia.

Quanto tempo é necessário de afastamento do trabalho ?

Normalmente, 12 dias são necessários para que o paciente possa voltar às suas atividades.

Quanto tempo de afastamento do sol?

Este tempo pode variar entre 20 a 60 dias, dependendo da intensidade das equimoses ( manchas arroxeadas ), essas manchas , quando expostas ao sol, podem fixar a hemossiderina do sangue e manchas a pele com uma cor parda, que podem levar muito tempo para desaparecer.

É necessário algum curativo específico após esta cirurgia?

Normamente, em nosso método , utilizamos um curativo por 24horas, para garantir a manutenção das estruturas no lugar por este período inicial e evitar mobilização inadvertida. E ainda uma bandagem de lycra pode ajudar e dar segurança nesse período inicial.

As cicatrizes indesejadas na cirurgia de face são encontradas mais frequentemente na posição atrás das orelhas, local onde toda a força do ancoramento da papada é aplicado. Caso ocorram, são passíveis de retoques, mas ainda assim esta é um complicação incomum.

Os preenchimentos podem agregar muito valor aos resultados da cirurgia da face?

Principalmente, quando o paciente possui pouco volume na região das “maçãs do rosto “ e nos ângulos da mandíbula. E o mais incrível desse preenchimentos,  é que dificilmente são percebidos pelos próximos ao pacientes , que chegam a afirmar que perceberam uma mudança, mas não sabem dizer aonde ela ocorreu. O aumento dos angulos da mandíbula são muitas vezes percebidos como “emagrecimento “da face, e o aumento das maças do rosto também. Diversas substâncias estão disponíveis para este preeenchimento, e ainda a própria gordura da paciente pode ser utilizada.

 

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *