Fibroadenoma x cirurgia plástica

Dúvidas quando se trata de cirurgia plástica não faltam. Desta vez, resolvemos falar sobre fibroadenoma. Mas do que se trata? Para responder essa e outras perguntas, entrevistamos o cirurgião plástico Fabrício Silva Manoel. O especialista atende nos seguintes endereços: Clínica Renovatio, Higiia – Cirurgia Plástica e Ultralitho.
Há seis anos, o médico utiliza próteses da Eurosilicone, representada no Estado pela Euromed.
– Os benefícios consistem em tratar-se de uma marca antiga no mercado, sólida, líder de vendas na Europa, de excelente qualidade, cuja assistência fornecida a nós cirurgiões e aos pacientes pelos representantes da marca é espetacular, nos dando a segurança de saber que estamos trabalhando com materiais de altíssimo nível técnico – afirma.
1) O que é fibroadenoma?
Fabrício Silva Manoel: Fibroadenoma é um tumor benigno, derivado do tecido conectivo presente na glândula mamária. É o tumor benigno mais comum da mama feminina.
2) A mulher que possui pode colocar prótese mamária? Qual o procedimento mais adequado nesta situação?
Manoel:  A mulher que possui fibroadenoma mamário pode submeter-se ao aumento mamário, sem problemas. Geralmente a presença do tumor já é conhecida pela paciente ou é diagnosticada no pré-operatório da cirurgia de aumento mamário, através da ultrossonografia e da mamografia. O importante é realizar a avaliação criteriosa da mama antes da cirurgia, pois os nódulos encontrados devem ser diagnosticados antes da realização do procedimento, para que a conduta correta seja tomada. O mais importante é não deixar passar o diagnóstico de câncer de mama.
3) Alguns especialistas dizem que quem possui prótese fica mais fácil a constatação da presença do nódulo. É verdade?
Manoel:  Dependendo do tamanho do nódulo e da posição dele na mama, sim. Nódulos superficiais ou de tamanho moderado podem ser “espremidos” contra a pele pela prótese e se tornarem palpáveis após a cirurgia. Porém, como a maioria dos cirurgiões pede exames de imagem no pré-operatório, os nódulos pré-existentes já são de conhecimento do médico e da paciente no momento da cirurgia e no pós-operatório recente. Nódulos que por ventura surgirem depois da cirurgia (lembrando que a cirurgia não provoca o aparecimento de nódulos), poderão ser mais facilmente palpados pela paciente, por estarem “espremidos” contra a pele.
4) É necessário retirar o nódulo para colocar a prótese? Qual sua indicação?
Manoel:  Na verdade a necessidade de retirar o nódulo dependerá do tipo de nódulo. Existem critérios que fazem com que um nódulo possa ser somente acompanhado semestralmente com ultrassonografia ou então que deva ser retirado por meio de uma cirurgia. Normalmente este acompanhamento e a decisão de retirada é tomada pelo mastologista. E geralmente a cirurgia pode ser realizada no mesmo momento da colocação dos implantes mamários, sem problema algum.
5) Há caso de fibroadenoma em que não é recomendado a colocação de silicone?
Manoel: De fibroadenoma não. Porém, se a paciente apresentar um nódulo mamário suspeito, mesmo com biópsias prévias, o objetivo principal de uma cirurgia se torna o diagnóstico e o tratamento da lesão. Não se deve realizar uma cirurgia estética de aumento mamário em uma paciente que apresente uma lesão suspeita sem diagnóstico estabelecido.
6) O procedimento cirúrgico e os cuidados pré e pós-operatórios são os mesmos para quem tem ou não fibroadenoma?
Manoel: São parecidos. A diferença do pré-operatório e trans-operatório de quem tem fibroadenoma, o qual será retirado na mesma cirurgia de colocação de próteses mamárias, está na marcação dos fibroadenomas. Esta marcação consiste na colocação de uma agulha metálica ou na injeção de material radioativo (radioisótopo) na lesão, com o objetivo de poder localizá-la dentro do tecido mamário durante a cirurgia. Esta marcação é feita pelo radiologista (agulhamento) ou pelo radiologista em conjunto com o médico especialista em medicina nuclear (marcação com radiosótopo) horas antes da cirurgia, geralmente numa clínica radiológica.
Durante a cirurgia, o mastologista realiza a localização destes nódulos com o auxílio desta agulha ou com um localizador sonoro que capta a radiação emitida pelo radiosótopo. Após a retirada do nódulo, o cirurgião plástico coloca os implantes de silicone. O pós-operatório é basicamente o mesmo para as pessoas com ou sem fibroadenoma.

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

47 comentários sobre “Fibroadenoma x cirurgia plástica

  1. Olá!! há dois meses fiz uma cirurgia de retirada de fibroadenoma na mama esquerda. Gostaria de saber após quanto tempo posso começar a fazer atividade fisica como musculação por exemplo?

    1. Oi Lanny, tudo bom?

      Acho adequado tu perguntares para o médico que realizou o procedimento, pois cada caso é um caso, ok?

      Boa sorte!!!

      Liseane

    2. Olá, bom dia!
      Como foi a sua cirurgia. Não encontro nenhuma foto que mostre como ficou ou algum relato de como é.
      Eu ainda vou fazer biopsia. Tenho protese de silicone.
      Obrigada!!

      1. Estou como vc , fiz essa cirurgia e coloquei prótese…..mais agora depois de 1 ano e3 meses surgiram 2 e o medico faloucq tenho q tirar pois esta muito grande….queria saber se essa cirurgia….vou ter q trocar a prótese ou so retirar o nódulo?

    1. Oi Monica,tudo bem?
      ja retirei 3 fibroadenoma na mama esquerda, meu tempo de recuperação foi de 20 dias, apos a retirada. Em relação a dor, eu nunca senti, as vezes ficava um pouco dolorido, mas nada demais. É bom você consultar um medico. A cirurgia é muito simples e super tranquila.

      Abraço!

  2. Boa noite

    gOstei do seu post , eu tbm tenho fibrognomas e sou seguida por dois medicos um deles nao é a favor de por implantes mamarios, porem o outro medico é a favor!
    O que o seu medico diz? È a favor ou nao?

  3. oi eu gostaria de saber pq meus outros dois nodulos q ficara doi tanto,pois tirei apenas 1 dos 3 mas ele doem muito nao o local da cirugia mas onde eles tao localizados,,,,.,

    1. Oi Raissa!
      Os fibroadenomas, apesar de considerados benígnos, doem, principalmente em período pré menstrual!Mas realize seu exame de rotina e pergunte também ao médico que realizou a sua cirurgia!
      Boa sorte

      Liseane

  4. Boa tarde,tenho 3 nódulos no seio direito,e eles foram crescendo no decorrer dos anos,comecei com apenas um,faz 4 anos,e agora tenho 3.Tenho 21 anos,e ja fiz todos os exames necessários,e vou marcar a minha cirurgia,mas estou com muito medo,de doer demais,pois eles não me incomodam,não sinto dor nenhuma,mas o médico disse que a necessidade de retirar é muito grande.Porém estou com medo,nunca fiz nenhuma cirurgia,não tenho nem filho,então gostaria de saber se alguém fez essa cirurgia,e como foi durante,se doeu muito,e como foi após a cirurgia.Se alguém puder me ajudar agradeço desde ja.Obrigada

    1. Faça logo.. ñ fique adiando…pois está crescendo e pode incomodar..a cirurgia foi super tranquila. O meu corte foi no bico.. nem vai ficar muito aparente.. até agora ñ doeu naaadaa! Eu fiz no hospital Cepaco e sai no mesmo dia.

    2. Acabei de retirar um nódulo de fibroadenoma . A cirurgia foi bem tranquila e estou recuperando bem! Fique tranquila, Tatiane! Fé em Deus!! Não sentir dor ! Mto tranquilo!! Boa sorte!

  5. ola retirei um nódulo fibroadenoma em novembro do ano passado!fiquei de retornar ao medico em fevereiro deste ano pra ver como ficou a cirurgia mas ainda ñ pude ir!e meu seio doi ate hoje,sera q é porq o corte foi profundo?e se eu durmo de lado também doi

  6. Boa Noite,

    Fiz minha cirurgia de retirada deste nódulo na terça feira dia 16 de abril tomei anestesia local, a operação em si é muito simples a minha durou 1 hora e meia o que ta ruim é o pós operatório que ta doendo de mais fora não ter mais posição para dormi mas os médicos me avisaram que isso ocorreria mas me alertaram que somente tenho que tomar cuidado ao levantar o braço e carregar peso mas após 15 dias posso voltar a minha rotina normal

    Espero ter ajudado em suas duvidas

    Regiane T Gomes
    Grajau São Paulo Sp

  7. ‘ Tenho um fibroadenoma (benigno) na mama direita e estou perto de fazer a cirurgia, gostaria de saber Como é o procedimento da cirurgia ? e como é dada a anestesia?

  8. Tenho 2 fibroadenoma 1 em cada mama e quero realizar a cirurgia de mamoplastia de aumento, sera que posso realizar as duas cirurgias no mesmo dia?

  9. ola ..tenho 2 fibroadenomas..vou fazer cirurgia mes q vem,gostaria de saber como é o pos operatorio…sou secretaria…preciso fica de repouso de qntos dias…desde ja agradeço

    1. Vai depender do seu médico e da sua necessidade.. eu peguei 7 dias de atestado.. mais foi uma escolha minha.. mais é preciso tomar cuidado.. ñ forçar o braço para nao abrir o corte..

  10. Tenho 2 nódulos fibroadenomas na mama direita. O médico não quer tirá-los, acha que é desnecessário. O que posso fazer? Eles não doem, mas fico preocupada.

  11. Tenho 21 anos e acabei de tirar 2 nódulos. Na verdade tenho 6 porém o médico ñ achou necessário tirar os demais.. tirei os dois maiores q tinha mais de 2 cm e estava crescendo..já faz uns 4 anos q faço acompanhamento. A cirurgia foi super tranquila..ñ doeu nada.. e a recuperação está sendo muito tranquila. Dúvidas segue meu e-mail marigomes1991@gmail.com

  12. Olá.. Tenho 28 anos e fiz uma retirada de uma fibroadenoma em 2011 de 1cmX1,2. E em 2012 coloquei silicone.
    Faço eco mamária de 6 em 6 meses para acompanhamento. E agora na última apareceu um novo nódulo medindo 0,9mm.

    Provavelmente terei que fazer o processo novamente de mais uma eco após 6 meses para verificar o tamanho, após uma biopsia. Se isso ocorrer, devo fazer a cirurgia novamente.
    Então minha dúvida é… Como é feito o processo de retirada de fibroadenoma quando existe a prótese de silicone??

    Abraço,

  13. Olha estou numa dúvida cruel tenho dois nódulos de fibroadenoma na mama direita, faço acompanhamento há dois anos e não evoluiram agora emagreci 30 kgs e vou ter que retirar pele das mamas e preencher com prótese a mastologista nunca mencionou de retirá los agora quando falei da plastica ela quer removê los, vou ouvir uma segunda opinião e a dúvida é removo faço a plástica e se voltarem o que se faz?? alguém ja vivenciou essa situação??

  14. Olá !!!
    Fiz dia 06/02 a retirada de 03 fibroadenoma em cada seio.
    A cirurgia muito simples, mas precisa ficar pelo menos 15 dias de repouso, sem levantar os braços pra nada. Tendo auxilio de alguem para lavar cabelos, se vestir, estc ..
    Não fiz esse repouso e os pontos se abrirarm, e ainda estou me recuperando.

  15. Tenho fibroadenoma de 1cm e coloquei 300 ml de silicone a 2 anos atrás.
    Nunca tive nenhum problema mas ultimamente o nódulo dói o mês inteiro e não somente no período menstrual, será que devo me preocupar?

    Parabéns pelo post, muito esclarecedor!

  16. Bom diá… Há dois meses fiz uma mastopexia e notei um nodulo grande e duro no meu seio direito. Li seu artigo e me senti mais tranquilo. Gostaria de saber se é isso mesmo. Que com a compressão da mama eles tornan-se mais visiveis?

  17. Olá meninas,

    Retirei, há anos, três fibroadenomas da mama esquerda. A cirurgia foi muito tranquila, a anestesia foi local e sai do hospital no mesmo dia. Na verdade, três horas depois de dar entrada.
    Agora, no início do próximo mês, farei novamente, para retirar um em cada mama, que foram descobertos no início desse ano. Já fiz a biópsia e por isso estou muito tranquila. O médico falou que o procedimento será o mesmo. Faço acompanhamento semestral. Sinto desconforto apenas no período menstrual. Optei pela cirurgia, pois mesmo tendo feito a biópsia, causa uma certa angústia. Pretendo fazer implantes de silicone na metade do próximo ano. O mastologista me disse que poderia fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas preferi fazer separadamente. Meu tempo de recuperação, na época, foi de 15 a 20 dias, fiz repouso, sem pegar peso e evitei, principalmente, nos primeiros 8 dias, levantar os braços. No 8º dia retirei os pontos. Acho que o principal é expor ao médico suas necessidades e dúvidas.

    Espero ter contribuído.

  18. Olá, boa tarde!
    Vocês podem me ajudar, tenho um nódulo no peito direito e vou fazer uma mamoplastica de aumento, meu médico diz que não é necessário tirar, ja fiz todos os exames, mas estou com muito medo da cirurgia!

    Tem algum perigo ?

  19. Olá, meninas!!!
    Apareceu um fibroadenoma no meu seio direito, e há 8 dias ele DOI, a dor é como se fosse uma agulhada, será que é normal, pois to próximo de menstruar!!!

  20. Tenho um fibroadenoma de 3cm, fiz biópsia e a natureza do nódulo não é preocupante, porém vou ter que fazer a retirada. Eu gostaria de saber se meu seio vai recuperar esse tecido após a cirurgia ou se um peito vei ficar menor do quê o outro.

  21. Olá, boa tarde!

    Coloquei as próteses para preencher o espaço que ficaria ao retirar dois nódulos que haviam crescido muito e me incomodavam demais. Hoje porém, estou com as próteses há 1 ano e não consigo me acostumar, elas me incomodam em vários momentos. Ainda mais que o incomodo dos nódulos. Se eu tirar terei algum problema? Poderei amamentar normalmente? E esteticamente terei problemas?

  22. Ola,tenho 3 fibroadenoma para ser retirado e já tirei um em 2012 foi tranquilo agora vou tirar 2 que está muito grande.tenho uma grande dificuldade em aceitar esses nódulos tenho medo……

  23. Boa tarde, pessoal!
    Descobri 2 nódulos no meu seio, dos quais, os acompanho de 6 em 6 meses… Tenho prótese mamária e caso seja preciso retirar os nódulos, como seria esse processo cirúrgico? Alguem sabe me explicar? Obrigada!

  24. Tinha um nodulo desde a adolescência na mama direita, ele crescia, mas mt pouco. E em 1 ano ele teve um crescimento repentino e excessivo, chegou a 8 cm, era benigno mas complexo segundo o mastologista. O pos operatório é sim dolorido e fica sim um espaço onde tira, principalmente quando é grande e tem q tirar c uma.margem d segurança. Penso em por prótese d silicone, porém tenho o receio da prótese impedir ou dificultar o exame d ultrassom e tb se for necessário retirar algum q possa aparecer se a prótese desse problema.
    As dúvidas sao respondidas por email?!

  25. Oi bom dia, já era um sonho meu após ter minha duas filhas, poder fazer a cirurgia nos seios para remoção de excesso de pele e colocação da prótese, para um visual firme dos seios, porém há 3 meses atrás descobri um nódulo de 4 cm e hoje peguei o resultado onde recomenda a remoção.

    Ainda não fui na médica, para saber, mas já estou pesquisando se é possível realizar tudo junto, tanto por que já estaria parte do procedimento sendo coberto pelo plano, quanto o meu tempo de ausência do meu trabalho.

  26. Fiz uma cirurgia ,para retirada de um fibroadenoma dia doze de julho de 2016. Meu nódulo estava com 8 cm, considerado gigante. a cirurgia foi tranquila e a recuperação esta sendo muito boa , pois em momento nenhum senti dor .

  27. Fiz um cirurgia de retirada de fibroadenoma.
    Com relação ao pos operatório, já tirei o dreno, sera que posso dormir pelo menos de lado? Não tenho mais posição.
    Fiz nos 2 seios.

  28. Tenho vários cistos calcificados casca de ovo,e um nódulo na mama direita de 14 mm,seria possível retirar tudo de dentro das mamas pra colocar prótese com mamoplastia? Estou muito ansiosa pois os médicos não me esclarece nada,acho que vou direto no cirurgião plástico.Sera que estou fazendo a coisa certa? Preciso do esclarecimentos de vocês por favor me ajudem a tirar essa dúvida! Agradeço à atenção.

  29. Bos tarde ..Passei por vários exames e tenho 8 nódulos belignos. .
    O médico optou para retirada deles , e também na diminuição da mama… pois tenha a mama grande e muito densa. .. perdi uma irmã com câncer de mama aos 38 anos … Retirei um caroço beligno aos 15 anos de idade….
    Será que esse procedimento do médico , evitaria de ter câncer de mama no futuro ?

  30. Boa noite
    Tenho 32 anos e descobri que tenho 02 nódulos e vou retirar um deles daqui a duas semanas!
    Confeço que estou muito nervosa e preocupada!
    Meu medico falou que é benigno mas vai fazer a biópsia dela depois que retirá-lo!
    O que vcs acha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *