Mama tuberosa: sabe o que é?

A mama tuberosa tem como característica ser pouco desenvolvida, mesmo na fase adulta. Por isso, a alternativa é a cirurgia mamária. Para explicar melhor como funciona o procedimento, entrevistamos o cirurgião plástico Gustavo Rosa, que atende no Ilha Hospital Maternidade. Há cinco anos, o especialista utiliza as próteses da Eurosilicone, representada no Estado pela Euromed. Segundo ele, “são próteses de excelente qualidade que proporcionam bons resultados com total segurança”.
1) Mulheres que possuem mama tuberosa podem colocar prótese mamária?
Gustavo Rosa: Uma das características das mamas tuberosas é o subdesenvolvimento do tecido mamário. A melhor forma de repor o volume deficitário é através da colocação de próteses mamárias.
2) O resultado fica satisfatório como se fosse uma mama normal?
Rosa: Existem vários graus de deformidade nas mamas tuberosas. Nas formas leves, o resultado é muito satisfatório. Porém existem mamas tuberosas com deformidade grave em que o resultado depende de cirurgias mais complexas com cicatrizes maiores, semelhantes às de mamoplastias.
3) A indicação para as mulheres que têm mama tuberosa é a cirurgia plástica? Há outro método?
Rosa: A única forma de corrigir a mama tuberosa é através da cirurgia, nas suas mais variadas formas.
4) Quais os cuidados pré e pós-operatório?
Rosa: Os cuidados pré e pós-operatórios são semelhantes aos das cirurgias mamárias, que envolvem repouso, especialmente nos braços, por um período de 15 dias. Não se expor ao sol e se afastar das atividades físicas por 30 dias também são outras recomendações.
5) A cicatriz se localiza onde?
Rosa: Por apresentarem uma aréola com diâmetro grande e uma base estreita, a abordagem periareolar constitui uma boa opção para o aumento mamário. Formas graves podem necessitar de cicatrizes maiores semelhantes a de mamoplastias.

6) Qual o tempo de recuperação?
Rosa: Nas formas leves, em que a cirurgia envolve apenas a colocação das próteses, um período de 15 dias para atividades leves e 30 dias para o retorno completo a uma vida normal. Na cirurgias mais complexas, um período mínimo de 30 dias é o recomendado.

7) É indicado se submeter ao procedimento no verão?
Rosa: A cirurgia pode ser realizada em qualquer época do ano.


 

 

 

O cirurgião plástico Gustavo Rosa

Sobre Lise Crippa

Sou formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e Moda. Atuo em assessoria de comunicação e jornalismo de Moda. O universo Fashion faz parte da minha vida e do meu trabalho.

14 comentários sobre “Mama tuberosa: sabe o que é?

  1. Olá!

    Gostaria de saber se tenho mama tuberosa em grau leve, pois penso em no futuro colocar uma prótese… Tenho 19 anos, meus seios são bem pequenos.. mas fico muito em dúvida, pois quando meus seios estão com o bico “encolhido”, eles têm formato perfeito de um seio normal…mas quando os bicos não estão dá pra notar que a auréola fica um pouco maior do que deveria, ele fica meio que um triângulo…não chega a ser parecido com nenhuma foto que eu vi da doença, mas também não é parecido com um seio normal… Isso me poe muito em dúvida…até agora pensava que fosse por ter poucos seios mesmo, daí essa diferença de tamanho…mas agora conheci essa doença, queria saber se não pode ser que eu tenha ela num grau leve… Gostaria de saber se tem alguma outra forma de diagnósticá-la…

    Qualquer um que souber me responder, agredeço muito desde já!

    1. Também tenho o mesmo problema que o seu! Quando o bico do peito fica “ouriçado”, parece realmente uma mama normal (porém pequena).

      Suponho que tenhamos mama tuberosa em grau l (leve).

      Eu particularmente não faço tanta questão de aumentar os seios, mas sim de diminuir o tamanho do mamilo, pois sinto muita vergonha.
      Gostaria de saber se esse corte no mamilo poderia atrapalhar a amamentação no futuro.

      Obrigada!!

    2. Tenho 15 nos e compartilho exatamente do mesmo problema que o seu, quando o bico se encolhe parece um seio normal, mas pequeno, mas quando não estão assim a aureola é muito grande, acho que esse deve ser o caso mais leve, mas pelo que eu vi tenho quase certeza de que tenho mama tuberosa, queria ir num ginecologista para ele mesmo falar isso para minha mãe, mas tenho muita vergonha e pedir, ate porque ela vai querer um motivo para ir, com certeza meus pais pagariam a cirurgia, por que é uma coisa que me incomoda muito e eu ficaria muito infeliz se tivesse de continuar com os seios assim, mas também tenho muito medo de fazer a cirurgia, alem de que só tenho 15 anos nem sei se vou poder fazer :\

      1. Também tenho 15 anos e estou na mesma situação. Quando os mamilos estão rígidos o seio parece normal, embora pequeno. Já quando estão normais a auréola fica “estufada”, muito saliente e com o mamilo plano.

  2. Também tenho a mesma coisa, tenho 17 anos e isso também acontece comigo. Achava que fosse por causa da idade mas a minha prima mas nova não tem isso e depois que vi sobre mama tuberosa, fiquei desconfiada que fosse isso.

  3. Tbm tenho 15 anos, quanto custaria a cirurgia de prótese e cm qnts anos no mínimo pode??? Gente isso eh horrível, ver minhas amigas cm seios normais, e eu com a aureola “pra fora” do seio 🙁

  4. Eu também tenho isso, descobri quando tinha 15 anos. Sempre achei estranho o formato dos meus seios, eu os aceitava por ser pequeno mas os meus seios era muito estranhos. Eu ficava tão apavorada que procurei de todas as formas o que poderia ser, e achei essa doença. Eu fiquei muito triste quando descobri, porque já tenho a auto estima muito baixa… Minha mãe diz que isso é normal e mesmo eu mostrando as fotos a ela de seios com o mesmo problema, ela diz que é coisa da minha cabeça. Meus seios eles ficam normais quando eles ficam “encolhidos” e quando volta ao normal ficam pontudos e com a auréola inchada, me incomoda muito! Não queria modificar meu corpo pondo próteses, mas se só for esse o meio que tenho para melhorar isso, vou colocar sim! E como estou com 17 anos, ano que vem posso ir ao ginecologista, sem minha mãe ficar o tempo todo me dizendo que isso é normal.

  5. Minha filha tem 14 anos, e descobrimos recentemente que ela tem mama tuberosa, existe uma idade mínima para operar? Se sim, qual? Há alguma possibilidade dela fazer a cirurgia aos 14 anos? Grata.

  6. peolo o que li também acho que tenho essa doença. Meus seio quando estao encolhidos pareçem ser normais .. Mas quando estão no formato normal dele ele fica estranho meio pra baixo , separado demais . Tenho 16 anos e me incomodo muito. Tenho muita vergonha e por isso vim pesquisar pra vê se acho algo que me ajudasse.. E também sinto dor quando nao estou menstruada. O que pode ser ?

  7. Tenho 16, descobri q tenho essa doença de tanto eu pesquisar pq meus seios sempre foram estranos, são MT assimétricos. Aparentemente a minha mama direita é normal e grande, já a esquerda é MT pequena e tem esse formato q nem a das fotos de “mamas tuberosas”. E acontece a msm coisa q falara acima, minha auréola fica normal qnd o mamilo está rígido, mas tem vezes q a auréola fica inchadada e o seio pontudo. E todo mundo dizia q isso era normal. Nunca quis fazer cirurgia plástica nos meus seios e nem botar prótese de silicone, q ódio, cara, dá vontade de chorar. Pior q nem dá prq fazer essa cirurgia agr, sou mt nova, to errada? Por baixo da roupa dá até pra disfarçar, mas como vou à praia??? Pelo amor de Deus, me diz q criaram um meio de melhorar isso sem precisar fazer um corte no meu seio!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *